sexta-feira, 6 de junho de 2014

FLORESTAS PAMPEANAS ECOLOGIA FLORESTAL AUSTRAL
HORTO BOTÂNICO IRMÃO TEODORO LUIS-ufpel


foto1: Foto da esquerda obtida através de levantamento Aerofotogramétrico, realizado no ano de 1980; e a direita Imagem de satélite do ano de2013.

    O Horto Botânico Irmão Teodoro Luis-HBITL-ufpel, é uma Área de Preservação Permanente, regulamentada por portaria Ministerial no ano de 1964, sob responsabilidade técnico-administrativa do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pelotas-ufpel.
    Sua implementação foi planejada e executada pelo botânico Irmão Teodoro Luis, no início da década de 1950, por solicitação do Instituto Agronômico do Sul. Durante o congresso de Botânica, ocorrido em Pelotas/RS em 1972, ao nome do Horto Botânico foi agregado o do Irmão Teodoro Luis, como reconhecimento pelo seu trabalho.
     A área do HBITL é constituída por aproximadamente 100 hectares onde estão representados os principais tipos fisionômicos característicos do Bioma Restinga,  quais sejam, a mata de Restinga Arenosa, a Mata de Restinga Paludosa, o Campo arenoso seco, o campo arenoso úmido e Banhados, um interno e outro externo a Mata, delimitando o Ecótono borda de mata com banhado em toda sua porção Sul-Sudoeste.


foto2: Mapa esquemático da Mata de Restinga Arenosa, dividida em bosques, delimitada por "avenidas" e "picadas", idealizadas originalmente pelo Irmão Teodoro Luis,na década de 1950.

     A mata Arenícola do HBITL, com cerca de 8-10 hectares, foi dividida em cinco bosques, delimitados pelo que o Irmão Teodoro Luis denominou de "avenidas". Em cada um dos bosques, foram abertas "picadas"  as quais delimitam polígonos. As "avenidas' e "picadas" foram dados nomes de botânicos ilustres.
     Atualmente mantém-se a característica dos cinco bosques delimitados por "avenidas" principais, sendo que várias encontram-se em fase de regeneração, com as comunidades vegetais ocupando novamente essas picadas e reagregando os polígonos.
      Na foto2, pode-se observar o mapa esquemático da Mata de Restinga Arenosa, dividida em bosques, delimitada por "avenidas" e "picadas", idealizadas originalmente pelo Irmão Teodoro Luis,na década de 1950. Pode-se observar também a delimitação de parcelas definitivas delimitadas no bosque 2, parcelas de 50x50metros, utilizadas por mim para levantamento Fitossociológico da Sinúsia arbórea. (Schlee,2000). 
       



foto3:Visão geral da borda Sul, sendo o limite do HBITL, a esquerda a área do banhado externo. E a zona de contato da borda do Mato( face voltada para Oeste) com banhado, delimitando um Ecótono característico.

foto4: Uma das "trilhas que delimitam os "bosques".




foto6: FLORESTAS PAMPEANAS & NATIVAS MAJESTOSAS ÁRVORES *BIOMA+PAMPA
Phytolacca dioica (Umbú)-Horto Botânico Irmão Teodoro Luis-ufpel
Compartilhar o conhecimento para conservar&preservar
foto:Julina Schlee-NCN/GEAN


foto7: FLORESTAS PAMPEANAS & NATIVAS MAJESTOSAS ÁRVORES *BIOMA+PAMPA
Patagonula americana (Guajuvira), indivíduo secular, o HBITL, guarda a população mais expressiva de Guajuvira em toda Biorregião Sul, com Valor de Importância (IVI)-alto dentro da comunidade arbórea, com elevada Densidade, Freqüência e Dominância Relativa.
Horto Botânico Irmão Teodoro Luis-ufpel
Compartilhar o conhecimento para conservar&preservar
foto:Julina Schlee-NCN/GEAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário